PAGAR UMA FORTUNA PARA COMPRAR UMA CASA, E DEPOIS OUTRA FORTUNA PARA DEMOLIR E OUTRA PELOS PROJECTOS E CONSTRUÇÃO, SEM FALAR NAS LICENÇAS E PAPELADAS.FICA DIFÍCIL; SE HÁ APARTAMENTOS NOVOS, PRONTO A MORAR E MUITAS VEZES MAIOR QUE AS CASAS DO CENTRO
HISTÓRICO E AINDA COM GARAGEM, SEM FALAR DE ALÉM DE ESTAR PRONTO A HABITAR, CUSTA A METADE DO PREÇO.
TENHO UM CONHECIDO, QUE FEZ UM PROJECTO PARA UM RESTAURANTE EM QUE INCLUÍA A COMPRA DE UM VELHO PRÉDIO DEGRADADO POR 75.000 EUROS, MAS DEPOIS COM OS PROJECTOS E AS OBRAS FEITAS, FICAVA EM 300.000 EUROS.
É CLARO QUE O DITO EMPRESÁRIO NÃO FEZ O INVESTIMENTO.
OUTRO MEU AMIGO, A ALGUM TEMPO ATRÁS, FEZ UMA OBRA COMPARTICIPADA PELO RECRIA, EM QUE FOI SUGERIDA A DITA OBRA A UM CONHECIDO CONSTRUTOR DE SANTARÉM, QUE ESTAVA POR DENTRO DO RECRIA.
A OBRA FOI ORÇAMENTADA POR 10.000 EUROS, E O RECRIA COMPARTICIPAVA COM MENOS DE 1.500 EUROS.
APÓS O MEU AMIGO FAZER AS OBRAS, DESCOBRIU QUE OUTRO CONSTRUTOR FAZIA A MESMA OBRA POR 2.500 EUROS.
DETALHE; A OBRA DUROU 3 DIAS, FOI APENAS O CONSTRUTOR E MAIS UM EMPREGADO, OS MATERIAIS USADOS FORAM APENAS 3 SACAS DE CIMENTO, UMAS RIPAS E MEIA DÚZIA DE TELHAS, O PRÉDIO TEM UMA ÁREA DE 70 METROS QUADRADOS, NÃO LEVOU FORRO E APENAS FOI FEITA A FACHADA, REUTILIZANDO OS MATERIAIS EXISTENTES.
RESUMINDO COM ESSAS ATITUDES, AS OBRAS CLANDESTINAS TOMAM CONTA DO CENTRO HISTÓRICO.
AS OBRAS SÃO CARAS, AS CONTRIBUIÇÕES E OS SEGUROS TAMBÉM.
OUTRA SITUAÇÃO QUE ESTÁ MAL: EU TENHO UMA CASA DEGRADADA NO CENTRO HISTÓRICO, ESSA CASA ESTÁ DETERIORANDO A MINHA E DE OUTROS VIZINHOS.
PARA RECLAMAR TEM QUE SER POR ESCRITO, E TENHO QUE PAGAR 50.00 EUROS, SE NÃO SOUBER QUEM É O VIZINHO, TENHO QUE GASTAR O MEU TEMPO E DINHEIRO PARA TIRAR DOCUMENTOS NA C.M.S. PARA DEPOIS IR AO REGISTO PREDIAL PEDIR OUTRO DOCUMENTO PARA IDENTIFICAR O DITO CUJO QUE ESTÁ ESTRAGANDO A MINHA CASA.
É CLARO QUE POUCOS OU QUASE NENHUM PROPRIETÁRIO FAZ ISSO, PARA JÁ AS RENDAS ANTIGAS NÃO COBREM MUITAS DAS VEZES ESSA DESPESA.
A SOLUÇÃO PARA ISSO ERA OS FISCAIS DA C.M.S. QUE ANDAM NA FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS E NA DEFESA DO CENTRO HISTÓRICO DE SANTARÉM, NOTIFICASSEM OS SEUS PROPRIETÁRIOS E OS OBRIGASSEM A CUMPRIREM A LEI.
OS PROPRIETÁRIOS NÃO TEM DINHEIRO PARA FAZEREM OBRAS DEVIDO A BAIXAS RENDAS; MAS SÃO RESPONSÁVEIS PELA DEGRADAÇÃO DAS CASAS DOS VIZINHOS E DE POR EM PERIGO OS TRANSEUNTES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário